Codex Social | Editora Magnificat

Codex Social

Codex Social Santo Atanásio Instituto Santo Atanásio
R$ 52,40

Codex Social
por União de Malines

Capa dura.   14cm x 21cm    288 páginas.


⁜ ⁜ ⁜


A obra

   Os Códigos de Malines são uma síntese clara e segura da Doutrina Social da Igreja; um verdadeira tesouro, lamentavelmente esquecido pelo tempo, e agora muito oportunamente trazido à luz nesta edição. Esses documentos surgiram do trabalho da União Internacional de Estudos Sociais, fundada pelo grande Cardeal Mercier - feito Cardeal de Malines, primaz da Bélgica, por São Pio X, e um dos maiores nomes do movimento neotomista, iniciado por Leão XIII.
   Neste tomo, são publicados em conjunto os dois principais códigos produzidos pela União de Malines: o Código Social e o Código Familiar. Nada mais oportuno. A revolução, que há muito convulciona as sociedades, tem hoje como um de seus objetivos precípuos a destruição da família, transformada em instituição descartável e continuamente vilipendiada em seus direitos naturais inalienáveis, entre os quais o direito de ser a primeira educadora da personalidade humana.
   Daí a importância desta publicação, que tem, entre outros méritos, o de explicar a doutrina da Igreja acerca da relação de mútua interdependência que deve existir entre a família e o Estado. Se, por um lado, na ordem dos meios, o Estado tem certa preeminência sobre a família, porque a família alcança sua perfeição temporal na sociedade civil, por outro lado, na ordem dos fins, a família tem prioridade sobre o Estado, porque os fins da comunidade familiar não são meramente temporais. Como a ordem dos meios subordina-se à ordem dos fins, é preciso reconhecer, com Pio XI, que "a família é mais sagrada que o Estado"; e com Pio XII, que " a dignidade e a santidade da vida conjugal e familiar é como que a coluna vertebral do Estado".
   Bem por isso, a missão de recristianização da pólis que hoje se apresenta aos católicos deve ser levada a cabo, antes de tudo, nas famílias. Se desejamos lutar pelo Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo, é necessário fazer com que a lei de Sua Igreja informe todo o corpo social e penetre até seu núcleo mais profundo: a família. Assim como é preciso enterrar a semente no fundo da terra para que um dia ela desabroche e ganhe a superfície, assim também é preciso plantar a semente da Realeza de Cristo no seio das famílias, para que ela um dia floresça, vire uma árvore frondosa e cubra as cidades com sua copa protetora.
   Na Europa arrasada pelas grandes guerras, os Códigos de Malines foram o arrimo seguro para a formação e a ação social católica. Estamos certos de que, em nossa época, arrasada pela guerra espiritual movida contra a sã doutrina, eles são chamados a exercer o mesmo papel.

0.0

Avaliações - 0.0 de 5 estrelas

5 estrelas

0%

4 estrelas

0%

3 estrelas

0%

2 estrelas

0%

1 estrela

0%

Escreva sua avaliação

Qual nota você dá para este produto ? *

1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas